quarta-feira, 21 de maio de 2008

FESTIVAL DE ALVINÓPOLIS - MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

Tudo começou em 1976, quando Luiz Viola e Chico Franco fizeram o primeiro festival no Colégio Candido Gomes. Os Alvinopolenses gostaram daquela modalidade de evento que abria espaços para os novos talentos e levava ao palco artistas de vários cantos do estado, entre amadores e profissionais .

Daqueles primeiros tempos, nem sou a pessoa mais habilitada a falar, pois era muito novo e não assisti ao primeiro festival. No entanto, a música vencedora desse primeiro festival é lindíssima, de um compositor de Sete Lagoas chamado Flávio do Carmo. Tentaremos num futuro próximo disponibilizar essas músicas na net.

6 comentários:

Unknown disse...

Marcos, muita atenção com essa história do festival pra não cometer erros de informação. Quando vejo falar do inicio deste festival, vejo algumas falsas informações. Na verdade, este festival foi organizado com fins de levantar fundos para formatura da turma do terceiro ano técnico de contabilidade do colégio da cidade. Eu sei muito bem desta história, porque fiz parte do grupo de estudantes que trabalhou para que o evento acontecesse. Para você ter a memória dos organizadores, basta pegar a lista dos formandos desta época. Lógico que a liderança foi da Edmaire Carvalho. Mas muita gente tem o que contar. Não se esqueça que do grupo de Ouro Preto duas pessoas ainda moram na cidade. O Paulo (professor da UFOP) e o João Bosco Pereira (guia de turismo internacional )podem dar depoimentos e tal. Esse grupo ficou hospedado na minha casa. O João é meu primo. Além disso, tem o José Geraldo Moraes (jovem garoto) que venceu o festival e se destacando como grande talento mirim na época. Ele é sobrinho de Dona Nenzinha que mora em Uberlandia. E depois foram surgindo e despontando novos talentos ...com o verde terra e tal.
O que eu quero dizer é que a idéia é muito legal. Desejo -lhe sucesso na pesquisa e vou torcer para que o tema seja tratado com o respeito que merece.

abraços Názia Pereira

Marcos Martino disse...

Obrigado, Názia. A idéia é mesmo levantar as memórias. Como o título diz, MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR...".
Fui um pouco testemunha ocular de uma época, mas deixei claro que me faltam maiores informações para contar a história dos dois primeiros festivais. Gostaria até que alguém que esteve presente, tomasse a iniciativa de contar essa história. Aliás, você talvez seja a pessoa mais indicada pra isso, Nazia. E espero que entenda que não existe nenhuma má intenção de minha parte nem interesse em puxar a sardinha pra minha geração. Sei e valorizo muito o esforço dos pioneiros.

Unknown disse...

Marcos, deixei com Rogerio, alguns dados e cópias de documentos da época, que podem ajudar a esclarecer algumas informações sobre o ano em que realmente o festival começou em Alvinopolis.Acho que apesar da boa vontade de Nazia em colaborar,as suas informações não são reais e devem ter acontecido a partir do terceiro festival.Estou pronto para ajudar no que vc quizer saber, mas o que vc disse em seu blog é o que mais se aproxima da verdade. abraços-neguinho.

Marcos Martino disse...

Pra esclarecer a questão do primeiro festival, vamos ouvir os agentes. Pelo que nos foi informado, a idéia veio do compositor Chico Franco, de João Monlevade, que procurou o então prefeito Dico Lavanca, tendando convencê-lo a promover um festival de música na cidade. Depois disso, parece que o festival foi passado para que uma turma do colégio se encarregasse de produzir, para juntar dinheiro para a formatura. De qualquer maneira, vamos tentar ouvir as pessoas da época para elucidar essa questão de forma a não pairarem dúvidas.

Newton Baiandeira disse...

1980. Enquanto Newton Baiandeira se licenciava do grupo para ir a São Paulo gravar seu primeiro disco (um compacto simples, de vinil, com as músicas: Raio de Sol e Água Corrente), parte do Grupo Origem da Terra, da cidade de Itabira viajava para Alvinópolis para defender as músicas de sua autoria: São Francisco de Minas e Punhais, então, classificadas no Festival de Alvinópolis.

Newton Baiandeira venceu o Festival com São Francisco de Minas e levou também o quinto lugar com sua música Punhais.

Interpretadas pela turma de Itabira, Fanuel,Primo e Dico, as músicas de Newton Baiandeira conquistaram os jurados e a platéia.

De São Paulo, Newton Baiandeira acompanhou todo o desenrolar dos acontecimentos e nunca se esquece da emoção de receber por correio, na Terra da Garoa, os troféus desse festival, há 29 anos consagrado pelos que amam a boa música.

Em 2010 Newton Baiandeira retorna ao Festival de Alvinópolis com a música Arco-íris Preto e Branco - já classificada - e que será interpretada pelo cantor itabirano, Luís Bira. Estamos torcendo com fé e figas.

Por: Nayara Villar

Anônimo disse...

Gostei de conhecer.Durante muito tempo o Festival da Canção de Alvinópolis foi "minha cachaça". Participei desde a primeira edição até a 26ª quando parei por motivos alheios à minha vontade. Espero ainda retornar com algumas composições inéditas. Continuo na ativa até hoje, em Itabira com a banda AZES DO RITMO. Um grande abraço para todos que construiram e batalham para preservar a história do Festival da Canção de Alvinóplis, minha querida terra natal. Farei outras visitas para contar um pouco da história, conforme minhas lembranças.

abraços,
José Mauro Bicalho