quarta-feira, 21 de maio de 2008

AS GERAÇÕES DO FESTIVAL

São apenas 28 edições em 32 anos de existencia, mas o festival já tem lá suas gerações. No começo, com Tutúia, Neguinho, Vicente, Edmare, Zé Maria. Também com os primeiros participantes de fora como Chico Bré, um espécie de Bob Dylan que tocava violão e gaita ao mesmo tempo, com grande competência. Impossível esquecer da música MORENA COR DE RAPADURA. Também Flávio do Carmo e a turma de Sete Lagoas. Depois, pintaram outros compositores locais, como José Mauro Santo Bicalho, Murilo Badaró e vieram a turma do Grupo Ave de Ouro Preto, de primeiríssima qualidade.

Depois, foi a vez de Cristina Valle, Magda Rodrigues e do compositor local Marcos Martino. Depois, surgiria o Verde Terra, grupo local que fez sucesso na região e mais artistas de grande força, como Sergio Seidel de Governador Valadares e a turma de Itabira, Primo, Fanuel, Dico e sua troupe. Nos anos posteriores, o festival recebeu artistas como Marco Holanda, Zé Augusto Silvestre, Lidston do Nascimento, Bauxita, Tribo, Zé Beto Correa, etc. Mas essa história continua. Ainda vou escrever sobre as novíssimas gerações...do Porão, do Fator Alma, Protótipos mentais, etc...Aguardem...

4 comentários:

Marcos Martino disse...

Importante citar também as novíssimas gerações, onde novas figuras vem trazer seu brilho ao festival, como Diorgem Jr, Bilora, Adriano Santanna, Tânio César, Vovó Piluca, Kalamidade Pública, El Efecto, entre outros.

Marcos Martino disse...

Importante também citar os compositores e intérpretes Alvinopolenses como João Tolentino Fraga, que inclusive chegou a lançar 2 cds, Klinger com sua poesia maldita, Márcia Prímola, uma das artistas alvinopolenses que tem feito mais sucesso, Luluth e Luciana, que formaram uma dupla hiper harmoniosa, vencendo um festival e deixando pra trás grandes feras mineiras.

GJUNIOR disse...

Concordo com o Marcos, a nova geração tem de ser despertada para o lado musical de Alvinópolis. Tradição não falta.
Falta apoio, iniciativa e enxergar o potencial do Festival de Alvinópolis.
A banda Santo Antônio deu o exemplo, procurou as leis de incentivo à cultura e ganhou um belo apoio.
Fruto do trabalho deles.
Saudações Alvinopolenses.

Via Degraus Espaço Cultural disse...

Gostaria de ter mais noticias do músico CHICO BRE, que toca como Bob Dilan, sua gaita e sua viola..onde ele estará?? quem tiver notícias favor enviar para o meu e-mail: artebhz@yahoo.com.br, fomos grandes colegas na decada de 80. obrigado ...
Marcos pinelli.