segunda-feira, 31 de julho de 2023

DIÁRIO DO FESTIVAL 2023 - A GRANDE FINAL

O DIA COMEÇOU CHUVOSO...MAS O TEMPO AJUDOU

A chuva fina ameaçou o dia inteiro. Houve alguns chuviscos, mas Deus não queria atrapalhar o festival. NS do Rosário protegeu. Deu tudo certo.

COMEÇO AS 15 HORAS NÃO ROLOU...

O Bloco Chama o Rei estava no palco as 15 horas como combinado. Até começou alguns acordes. Mas não havia ninguém no local. Então o bloco se dispersou durante um tempo esperando ter um pouco de gente. 

MAS QUANDO ROLOU...FOI SÓ ALEGRIA

Povo de Alvinópolis já ama um carnaval. Se tem um batuque, as pessoas já levantam os dois dedos e começa a dançar. A banda tocou ROBERTO CARLOS em ritmo de Carnaval. Delírio total, o povo dançou e se divertiu a valer. 

BAMBAS DO GASPAR

O vocalista da banda convidou ao Átila de Zé Silvio pra cantar bambas do gaspar. Átila me recrutou. Como eu ia negar? Já tava no grau.Tinha tomado algumas doses das cachaças TIRA MÁGOA e JEQUERI, degustação na barraca do Lindouro.

DELÍCIA

Ver as pessoas de cima, a turma feliz com uma das músicas mais fantásticas compostas por um Alvinopolense. Eu estava no céu. Suspeito que era o Alvinopolense mais feliz no local. Não só pelo sucesso deste ano. É que passa um filme na cabeça da gente. Muita luta de tanta gente pra manter o festival vivo. Ver essa retomada do Festival, em grande estilo, foi muito bacana.

SÓ TEVE UM PROBLEMA...

Quando desci do palco alguém gritou no meio da multidão: é Marcos Martino. Deixa vc passar lá na baixada. Vc não cantou ADEUS MARINHA. Expliquei que a banda não tinha ensaiado. 

MUITOS POLÍTICOS PRESENTES

O que considero muuuuuuuuuuito bom. E os comentários gerais eram de que nosso festival é uma marca da cidade, que precisa investir e melhorar. Foi muito positivo. Estive com o próprio prefeito, que estava muito satisfeito, recebendo os cumprimentos das pessoas. Elmo, presidente da câmara também. Ter o apoio dos vereadores para o festival é essencial. Estive também com Samuel Bicoco, com Nem, Marcinho, Ivan esteve por lá também. 


PÚBLICO MAIOR NO SÁBADO

Na sexta teve um público bem razoável para uma sexta de festival. No sábado foi muito bom. No domingo já teve um público um pouco menor. Coisas pra se pensar pro próximo ano.

O RESULTADO

A classificação final  é inquestionável. Veio da consciência de cada um e do bom senso dos jurados na hora da somatória. Eu não questiono resultados.

AGORA...GOSTO É GOSTO

É comum que a gente divirja de um ponto ou outro, mas prevalece a democracia.  


COMENTÁRIOS SOBRE ALGUMAS MÚSICAS

Confesso que não vi tudo. Como eu não tinha uma função executiva, fiquei bem solto pra conversar com tanta gente boa, mas a gente acaba dispersando e não deu pra assistir tudo. Mas vou observar algumas cosas que vi.

MARCÃO

Gostei das músicas dele na eliminatória. Tem uma métrica interessante pra compor, desenvolve bem as ideias, gosta do swing brasileiro. Agora, são músicas feitas pra banda, que não tem a mesma potência só com violão e voz. Mas achei bacana...

FAZER BEBER

Achei interessante o título. Não sei se estou correto, mas parece existir um duplo sentido aí.

FALA, FALA

Gostei muito da atitude do vocalista, gostei da letra, banda no chão. Achei bem legal.

KAMILY

Gostei bastante da interpretação, da melodia também. Bom ver que a galera da terra tá bem assim.


PEREIRA SANCHES

O festival não tinha como dar errado. Pereira, no alto de seus 92 anos, subiu ao palco muito bem vestido, respeitando o festival, se ajoelhou no chão e orou, pedindo a Deus proteção pro festival, pedindo que tudo corresse bem. Pra mim foi um dos momentos máximos do festival. Me perdoe quem pensa diferente,

SOBRE O RESULTADO....


PRIMEIRO LUGAR

Deslumbres - de RAPHAEL COTA, de RECIFE. Foi uma unanimidade. Com seu violão e voz, uma letra perfeita, sem questionamentos.

SEGUNDO LUGAR

AMOR PEQUENO - de DIORGEM JUNIOR - interpretação primorosa do caboclo, que também é violeiro muito bom e professor de música. 

TERCEIRO LUGAR

POÇO DO MISTÉRIO - de Sebastião Sérgio Gomes, com interpretação de Jennyffer Nicodemos Fraga - da nossa vizinha cidade de DOM SILVÉRIO. Interpretação muito boa, melodia sinuosa, letra,  bem legal mesmo.

MELHOR LETRA

BAIÃO MINEIRO - eu gostei bastante da interpretação, da letra, da música. Bem singela,com gosto de queijo com goiabada. Parceria de Marçal Filho e Luiz Bira, que tem ItaBIRA no nome. 

MELHOR INTERPRETAÇAO

DE PÉ - de Nadja Lírio e Dan Soares - a dupla monlevadense fez bonito, se apresentou lindamente e nos honrou com a presença.

MELHOR DA TERRA ( MINHOCAS) 

Acho muito divertido a turma local se autodenominar MINHOCAS. Bom humor é fundamental. A turma se sente meio discriminada, barrados no baile. Mas sem a turma local não tem festival. Uma das principais razões de ser do festival é abrir vitrine para os artistas, os novos, os velhos, todo mundo. 

THAYSSON AZEVEDO, THALES CARVALHO e BANDA

Eu sinceramente, achei que merecia mais. Achei a música mais diferente do FESTIVAL, com arranjo  ousado, inusitado. A palavra Lúgubre não é muito popular. Mas tem ali uma estética sonora, literária, interpretação muito boa, meio fantasmagórica e Alvinópolis tem esse lado mal assombrado que os alvinopolenses conhecem. Imaginei Paulo Moreira passando em seu cavalo de fogo e aquela introdução como fundo musical. Gostei do arranjo, mixando elementos do cancioneiro, das serestas, um réquiem com bateria quase militar. Eu fecho os olhos e me vejo assoviando aquela introdução...Fico até imaginando ela no Tenerim...


O MAIS IMPORTANTE

O prefeito MAUROSAN garantiu no palco que no ano que vem VAI TER FESTIVAL. Considero isso fundamental, pois tem uma galera que repete o mesmo mantra há décadas: de que o Festival tem de acabar. São 38 anos. Tradição a gente não mata. A gente pode melhorar, depurar, mas jamais matar. Sem tradições, sem memórias, o povo perde a alma.

AGRADECIMENTOS

Primeiro lugar a Deus, NS do Rosário que protege nossa cultura com seu manto, ao Prefeito Maurosan, que teve o mérito de dar carta branca pro pessoal da SECTUR trabalhar, ao pessoal da SECTUR, pela bela decoração e organização, ao pessoal do CONSELHO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, que faz um trabalho incrível, discreto, porém de enorme importância para a cultura local. Inclusive acho que a cidade precisa valorizar mais seu conselho. Agradecer também aos que estiverem conosco na divulgação, a CIA FABRIL MASCARENHAS, presente em todos os festivais, a Bioextratus, uma fortaleza cultural. A cachaça COLOMBINA, também parceira, a DIMORA ALIMENTOS, a CHIKAS COSMÉTICOS, a EXCURSÕES RIBEIRO, ao Presidente da Câmara, o vereador ELMO BASTOS que nos procurou e disse: eu quero dar um prêmio especial para estimular os artistas alvinopolenses. E assim foi feito: mais 1000 reiais para o melhor da terra. Importante agradecer também a RÁDIO ALTERNATIVA de João Monlevade, que divulgou o festival com muita dedicação e também ao jornal BOM DIA, que sempre divulgou a cultura Alvinopolense, a todos os fotógrafos que registraram e imortalizaram o festival, em especial a Rose, que registrou tudo, ao Franques, grande artista do design. É muita gente boa envolvida. 


SIDNEY RESENDE - 25 FESTIVAIS

Sidney fez aniversário na final do festival. Muito simbólico. Tem sido a voz de alvinópolis já há alguns anos. Veterano, dinossauro dos festivais. Muitos anos de vida e muitos festivais pra vc, meu nobre amigo.

O LANÇAMENTO DOS LIVROS FOI OUTRO ACONTECIMENTO

José Maria de Carvalho e Carlos Augusto Novais lançaram Massa Fictícia e Algo, para um público que estava carente de eventos de literatura. Foi um evento memorável, com ótimos discursos. Mais uma vez valorizo a presença dos políticos participando da cultura. É algo fundamental a política entrando na ordem do dia, pois Alvinópolis sempre foi muito cultural. A cultura faz parte do que é ser alvinopolense, assim como a agropecuária, a indústria, o comércio, nós somos feitos de cultura.

CRÍTICAS

Claro que teve um bocado de problemas. Não existe evento sem problemas ou sem algo a melhorar, enfim, mas a hora é de exaltar o que houve de bom. Depois a gente pensa no depois ...

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Marcos Martino. Considero você uma bandeira viva do festival da canção de Alvinopolis. Sempre comentários acertados e com postura positiva... Não sei exatamente como seria corrigir... Tradição de 38 edições durante 47 anos. Estive presente na sequência initerrupta nas primeiras 25 edições. Digo isso pra lembrar o tanto que o evento é forte e o tanto que você e seus colaboradores trabalharam para manter a está a chama que por 12 vezes tentaram apagar... Parabéns. Que Deus te abençoe e ilumine sempre os seus caminhos...

Anônimo disse...

Caro Marcos Martino, parabéns pelo evento! Com você à frente, não tem como ser diferente: sucesso!
Tenho ótimas lembranças, desses momentos, que são únicos na vida da gente.
Que venham outros Festivais!
Abraços!
Ronaldo Lauria

Marcos Martino disse...

Amigo Lauria. O festival tem uma atemporalidade que muitos não conseguem entender. Ele não é feito só deste ano. Tem 38 anos. São muitas aventuras, muitos personagens que fizeram e fazem parte, muito suor, muito talento, muitas conquistas e decepções. O desde ano fiquei numa posição meio de assombração viva, perambulando e me congratulando com todos. Mas não estava no executivo do festival. Tem uma turma nova que coordenou, com erros e acertos, como qualquer organização. Mas fiquei muito feliz em participar de alguma forma. Valeu meu camarada.

Anônimo disse...

Eh Marcos José,que leitura gostosa, que descrição fabulosa.Eta menino de ouro! Você, veterano de festivais, de literatura e de músicas me faz recordar antigas serenatas de outroratrazendo uma saudade quentinha das frias madrugadas de outrora. Beijos (sem assédio) e um abraço como o Cristo Redentor, bem aberto e grande e deixe a fofoca alheia comentar sobre a beleza dos nossos festivais.