domingo, 19 de julho de 2009

CENA MUSICAL ALVINOPOLENSE - FESTIVAL 2009


Ao procedermos a seleção das músicas do Festival de Alvinópolis, foi gratificante notar o quanto a nossa cena musical está rica e borbulhante de novos valores. Fiquei muito feliz com o que ouvi e resolvi fazer uma resenha do que observei sobre os nossos artistas.

Julia e Mariana – grata surpresa – a Mariana tem uma voz muito afinada que lembra Paula Toller e Adriana Calcanhoto. A letra de ”O que todos querem”, da compositora Alyne é direta e sincera. Maquicilon, Admilson e Thiago Santos – Admilson e Thiago já formam uma dupla sertaneja de sucesso na noite Alvinopolense, se apresentando também em cidades vizinhas. Admilson, também conhecido com Pixico, chegou inclusive a buscar horizontes maiores, participando do programa Ídolos, do SBT. Novidade para mim foi a presença do Maquicilon, conhecido na cidade como talentoso marceneiro, também manda muito bem tocando baixo. A música deles é bem no estilo sertanejo e fala dos retornos as origens, da vida natural que está sendo engolida pela tecnologia.

A banda Ponto Morto é da novíssima geração do festival. O grupo está começando e aposta numa musicalidade meio rock, meio funk, A letra de “Pedindo até a alma” é bem no estilo rock and roll.

A banda Sistema Confuso também é outra grata revelação. Traz uma letra interessante e uma cantora muito segura. O nome da cantora é Alessandra. Tô curioso para ouvir a música com a banda completa.

Thulio Silveira já é quase um veterano. Com a banda Fator Alma, vem faturando seguidamente prêmios de melhor letra em festivais, sempre com textos filosóficos e políticos. Desta vez apostou num tema mais bucólico e compôs “Distante do Verde da Terra”, uma música que dá margem à belos arranjos vocais. Fico com grande expectativa do que ele e seus competentes amigos vão aprontar.

Rato é o vocalista do Porão 71 e compôs uma canção que fala sobre a dureza da vida, das dificuldades, da miséria longe de casa, dos amigos, da desesperança. “O inferno é aqui” é uma canção hiper realista e deverá confirmar a força interpretativa do Rato e o peso do Porão, a mais veterana da bandas Alvinopolenses.

O Vovó Piluca é outra banda “Vovó” que deverá mostrar ao público a sua evolução nos últimos anos. Os Pilucas vem interpretando a música “Liberdade” e prometem incendiar a praça com seu Rock pra lá de energético.

A banda Simulacro é outra boa surpresa. Com expressa influência da banda Radiohead, Felipe Vieira e sua turma trazem o Rock Progressivo “Felizes para sempre”.

A banda Case, também optou pelo Rock tradicional. Os meninos da banda gostam tanto de Rock que o nome da música do compositor Thayson é Meu Triunfo é o Rock and Roll. Seu vocalista tem um agudo interessante e a banda tem grande potencial de crescimento.

Merecem ser citadas ainda 3 músicas, que embora não tenham sido inscritas como de Alvinópolis, são de pessoas que tem raízes por aqui.

A primeira é da música MONTA DE FEITOS, que é de Junior Alvarenga, Alvinopolense que hoje reside em Monlevade.

Outra música é Meus sonhos, inscrita à partir de Brasília, mas cuja intérprete Ana Carolina tem raízes Alvinopolenses.

A terceira é a música “Vem cá, moreno”, de Kênia Prímola, que é filha de Nicolau Prímola e prima de Márcia Prímola, também nascidos em Alvinópolis.

Alguns artistas são mais experientes e não terão grandes dificuldades. Outros são muito novatos e terão de enfrentar o nervosismo inicial. A todos eu indico ensaiar, ensaiar, ensaiar e ensaiar. Depois, disciplina no dia do show e muita atenção para observar e aprender com os veteranos. Ah...e esportiva também para aceitar os resultados. O Júri não conspirará para favorecer ninguém em especial. Que vença o melhor...mas que todos façam o seu melhor.

Um comentário:

Vanderhugo disse...

Pois é, Marcos.

Como diria Zé Afrânio: Alvinópolis é pequenina, mas é enorme no talento de seus filhos...