segunda-feira, 13 de julho de 2009

CHICO BREAD DE VOLTA...VIVA!!!



Há alguns dias, havia postado no Blog Alvinópolis que pensa, um texto denominado POR ONDE ANDA CHICO BREAD sobre o compositor que marcou época nos primeiros festivais. Pra minha alegria, as palavras tem asas e chegaram até ele, que está de volta, inscrito para o festival desse ano. De qualquer maneira, penso que vale à pena transcrever o post pra cá, local adequado para juntar as coisas do festival. Segue então o texto inteiro.

Nos primeiros festivais de Alvinópolis, eu era um menino de 15/16 anos, muito curioso e atento, observando aqueles "heróis" todos que desfilavam seu talento.
Lembro-me do grupo AVE de OURO PRETO com músicas fantásticas como REZA. Eles tinham também um congado que dizia: Oi que faz a viola gemer...outra chamada Canto do Cisne Negro.
O grupo Ave desenvolvia uma dinâmica vocal como nunca mais ouvi nada igual, além da qualidade instrumental.
Lembro-me também dessa época, da cantora Cristina Valle, com sua voz de fada, pura sedução no cantar.
Mas para mim, a figura mais emblemática de todas atendia pelo nome de Chico Bread. Era um cantor e compositor cabeludão, que tocava gaita e violão ao mesmo tempo e tinha músicas com nomes engraçados. Uma delas nunca mais esqueci, era intitulada MORENA COR DE RAPADURA.
Não me lembro qual foi a colocação do Chico nos Festivais. As idéias dele eram irreverentes demais e como sempre existe um jurado ou outro mais conservador , pode ser que nem tenha vencido esses festivais. Creio que aparecerá alguém de memória mais privilegiada para complementar essa informação
De qualquer maneira, anos depois ouvi falar que ele havia mudado seu nome para Chico Bré, imagino ter sido uma tentativa de dar uma brasileirada no nome, já que Bread em Inglês significa pão. Existia também um grupo vocal famoso na época chamado Bread e pode ser daí que ele tenha tirado o nome artístico. Haviam outras músicas dele muito bonitas, lembro-se de outra, acho que se chamava VEM VOAR...dizia: " Vem voar, nas asas da jandaia...".
Nesse negócio de tocar gaita e violão, Chico me lembrava Bob Dylan, mas a semelhança acabava por ai, pois seu discurso poético não tinha os engajamentos do Poeta Folk americano, mas seguia pelo terreno do naturalismo.
Mas e aí, meus amigos! Deixo então a pergunta aberta: por onde andará Chico Bread ? Seria muito bacana se ele voltasse a Alvinópolis para uma apresentação.

Nenhum comentário: